sexta-feira, 12 de novembro de 2010

SINTETIZADORES FM (PARTE I)

No post dessa semana quero falar um pouco sobre sintetizadores FM que apesar de ser uma tecnologia antiga (quase 40 anos) parece que nunca sai de moda justamente pelas possibilidades de geração de timbres originais e por sua qualidade sonora.
Tudo começou na década de 70 quando um cara chamado John Chowning, estudante da universidade de Stanford, propôs uma tese baseada na ideia de que se uma forma de onda complexa pode ser decomposta matematicamente em ondas sonoras mais simples, aplicando-se o processo inverso teoricamente seria possível a criação de qualquer tipo de onda complexa utilizando apenas ondas simples. Essa ideia mais tarde foi patenteada e logo depois licenciada pela Yamaha Corporation.
Pessoalmente fui proprietário durante muitos anos de um Yamaha SY-77 e tive bastante tempo para me divertir com essa modalidade de sintetizador. É simplesmente incrível a variedade de sons que se pode produzir com essa tecnologia. Não sei se a intenção do Chowning era, através dessa tecnologia, recriar sons de instrumentos acústicos mas a verdade é que para esse propósito a síntese FM foi um fracasso completo entretanto, abriu-se um mundo de sons completamente novos que foram rapidamente absorvidos pelos músicos da época.
Minha intenção é dedicar pelo menos uns 4 posts falando sobre síntese FM e por isso não terei pressa em escreve-los afinal, esse é um assunto que simplesmente adoro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário