segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

VOCÊ CONHECE BILL EVANS?

Eu sei que não é todo mundo que gosta de biografias mas é super desconfortante quando alguém chega pra você e pergunta: "Você conhece o guitarrista Fulano de Tal?" E daí você na maior cara de pau responde que sim sem nunca ter ouvido falar no nome do indivíduo. Pois é, por isso resolvi acrescentar na minha lista de assuntos para posts comentários sobre alguns nomes que considero importantes no meio musical. Estes serão posts curtos com o simples propósito de apresentação. Caso você se interesse, pode posteriormente procurar pelas biografias.
Pois bem, como primeiro post dessa série escolhi ninguém menos que Bill Evans, o pianista norte americano considerado um dos maiores nomes do jazz em sua época e que influenciou nomes super conhecidos como Herbie Hancock, Chick Corea e Keith Jarrett.

Bill Evans


Galera, posso dizer sem o mínimo de exageros que houve uma época da minha vida onde eu era viciado em ouvir os trabalhos desse cara. Coitada da minha esposa que mesmo não sabendo tocar nenhum instrumento solfejava de cor e salteado várias melodias dele. A razão para tal entusiasmo eu explico, é um jazz de fácil digestão. É muito comum (pelos menos para mim) quando estou ouvindo um tema de jazz, começar a acompanhar a linha de raciocínio do músico e vou viajando pela melodia até que em um determinado momento o cara começa a encrencar a harmonia, abusa nas escalas cabulosas e outsides e quando menos espero estou completamente perdido no que o cara está fazendo. Com Bill Evans isso quase não acontecia e eu conseguia realmente apreciar a música sem maiores frustrações. Suas interpretações são o casamento perfeito entre simplicidade e inteligência.
Bill Evans começou a tocar profissionalmente ainda adolescente em bares de New York e participou de várias gravações com grandes nomes do jazz. O trabalho que lhe projetou no cenário musical foi o seu primeiro álbum, New Jazz Conceptions em 1956. O que mais adimiro em Bill Evans era a sua capacidade de tornar bonitas idéias muito simples.
Finalizo esse post oferecendo ao amigo leitor três peças que considero minhas favoritas no trabalho de Bill Evans. Até a próxima.

Grandfather's waltz
My foolish heart
Waltz for Debby

Nenhum comentário:

Postar um comentário