sábado, 19 de março de 2011

KIND OF BLUE - MILES DAVIS

Olá meus amigos, é um prazer estar de volta depois de umas merecidas férias. Graças ao bom Deus o parto de minha esposa foi um sucesso, nosso bebê está super forte e feliz e eu estou com sono. Devo dizer que a paternidade tem sido para mim uma experiência maravilhosa.
Eu sempre estou trabalhando em vários posts simultâneamente e este aqui em especial já está na minha lista de espera faz um tempo.
Kind of blue é um dos álbuns mais importantes da história do jazz. O álbum, lançado em 1959, compreende 5 faixas que foram gravadas em apenas duas sessões nos estúdios da Columbia em New York e conta com um cast que mais parece uma constelação. Miles Davis (trompete), Julian Adderley (sax alto), John Coltrane (sax tenor), Bill Evans (piano), Paul Chambers (baixo acústico) e Jimmy Cobb (bateria).

Miles Davis - Kind of Blue


A razão pela qual esse álbum é considerado tão importante foi a abordagem dada por Miles e seus companheiros na composição e execução de seus temas. O estilo de jazz em voga na época era o bebop, caracterizado pelo virtuosismo exigido dos músicos, uma harmonia extremamente complexa e rápidas mudanças de acordes.
Em Kind of blue as harmonias foram ligeiramente simplificadas, a transição entre os acordes ficou mais lenta e com isso toda a atenção se voltou aos solos que se tornaram mais melodiosos. Esta tendência facilmente se percebe na própria mixagem do trabalho que deixa claramente sempre em primeiro plano os instrumentos melódicos. Podemos dizer que ali a improvisação modal assumia o seu lugar de destaque para influenciar toda uma geração de novos músicos.
Uma outra característica interessante sobre este álbum é que ele é considerado por alguns como uma composição coletiva dos músicos participantes embora Miles Davis e Bill Evans elejam para si a autoria de alguns temas.
É isso aí galera, muito obrigado pela visita e se tiverem oportunidade adquiram o álbum que vale muito a pena. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário