sábado, 9 de abril de 2011

GEORGE CLINTON & PARLIAMENT-FUNKADELIC

A uns dias atrás eu noticiei a visita do grande George Clinton ao Brasil e me comprometi a falar um pouco mais sobre esse ícone da black music. Bom, cá estou eu cumprindo a minha promessa.

Como profissional de estúdio não posso me apegar a um único segmento musical porque afinal de contas, quem faz isso aqui no Brasil corre o risco de passar fome mas, eu também não vou ser hipócrita e negar que do fundo do meu coração eu sou um funkeiro inveterado.

Parliament Funkadelic faz parte da história do funk norte americano e isso se deve principalmente à figura do lendário George Clinton o qual este post é dedicado.



Com menos de vinte anos de idade Clinton já havia formado o The Parliaments, que era uma espécie de boy band da década de 50. Esse tipo de grupo vocal era muito popular na época e o estilo depois de alguns anos ficou conhecido como Doo Wop. Durante a década de 60 Clinton trabalhou como compositor para a gravadora Motown e no final dessa mesma década reuniu um grupo de músicos para acompanharem o The Parliaments. Em 1969, por conta de alguns problemas de direitos relacionados ao nome The Parliaments, Clinton resolveu dar maior destaque aos músicos de sua banda e formou o Funkadelic. O mais interessante dessa mudança e na minha opinião a grande sacada de Clinton, foi a rica mistura de diversas tendências musicais da época explorando novas sonoridades, combinação de instrumentos e tudo isso recheado com letras de cunho político e social.

Um fato marcante e triste na história do Funkadelic foi a morte de seu guitarrista e vocalista Glen Goins. Na verdade quando ele morreu já não fazia mais parte do Funkadelic mas eu não deixo de associar um ao outro. Clinton nunca foi conhecido como um super administrador e uma pessoa de fácil convívio. Por isso na segunda metade da década de 70 vários músicos que o acompanhavam o abandonaram e Glen Goins foi um deles. Glen, juntamente com seu irmão mais novo Kevin Goin formaram a banda Quazar. Eles gravaram um único álbum em 1978 produzido pelo próprio Glen mas antes do lançamento ele veio a falecer. Com a sua morte o trabalho lamentavelmente não seguiu em frente. Eu tenho esse álbum em formato mp3 e acho simplesmente alucinante. Vocês podem conferir uma palhinha aqui.

No início da década de 80 Clinton partiu para sua carreira solo e se consolidou como um ícone da black music. Para aqueles que conhecem bem o seu trabalho é muito fácil reconhecer a sua influência na carreira de tantos outros artistas nas décadas que se seguiram.

Quero encerrar esse post lhes desejando uma ótima semana e também lhes oferecer "One nation under a groove" com Parliament Funkadelic. Um grande abraço a todos e muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário