domingo, 3 de abril de 2011

PROCESSANDO VÁRIOS ARQUIVOS SIMULTANEAMENTE COM SONY SOUND FORGE

Uma tarefa muito comum no trabalho de um sound designer é a repetição de um mesmo processo em uma enorme quantidade de arquivos de áudio. Apenas citando um exemplo dentro da minha rotina de trabalho, quando estou criando os efeitos sonoros de um jogo, sempre os guardo em alta resolução (24 bits) mas para entregá-los ao pessoal do desenvolvimento preciso reduzir para o formato de execução no jogo que pode variar entre; arquivos mp3 de diferentes taxas, arquivos do tipo ogg vorbis ou ainda em formato wav 16bits. Tudo dependendo da plataforma o qual o jogo será lançado e das ferramentas utilizadas no desenvolvimento.

Só o processo de conversão destes arquivos de um formato para outro já seria demasiadamente moroso se fosse feito um a um pois, a lista de sound effects de um jogo passa dos 100 com muita facilidade. Ora, você pode então me dizer que existem ferramentas de conversão que fazem todo esse trabalho automaticamente e isso é uma verdade entretanto, se eu precisar de executar qualquer outro tipo de processamento como aplicar um preset de limiter em todos os arquivos, ou converte-los de dois canais para um ou ainda qualquer outro tipo de processamento de um plugin em minha lib, vou precisar de uma ferramenta um pouco mais robusta.

Sempre gosto de dizer que o Sony Sound Forge é o canivete suíço do profissional do áudio e quero apresentar a vocês um pequeno tutorial sobre como processar vários arquivos simultaneamente utilizando-o.

1º - Vá ao menu Tools e selecione a opção "Batch Converter...".



2º - Na janela que se abriu você verá cinco abas que correspondem às etapas para configuração do trabalho multi tarefa.



3º - Pressione o botão "Add File..." e selecione os arquivos que você deseja processar. Você também tem a opção de adicionar pastas inteiras.



4º - Na segunda aba você vai encontrar a sua lista de plugins. Escolha um plugin na lista e pressione o botão "Add Effect...".



5º - Uma janela se abrirá contento os parâmetros do plugin que você selecionou. Ajuste os parâmetros e pressione OK.



6º - A terceira aba lhe permite adicionar dados nas tags dos arquivos. Isso é muito útil quando por exemplo você está compilando uma biblioteca própria de arquivos e precisa inserir metadados em cada um deles.



7º - A última aba que você terá de configurar será a de "Save Options" aonde você determinará o formato de saída, o nome dado aos arquivos e a pasta aos quais tais arquivos serão direcionados.



8º - Por último pressione o botão "Run Job" e aguarde a finalização do processo.

Antes de finalizar gostaria de chamar a atenção de vocês para a playlist que adicionei no lado direito da página contendo algumas das trilhas que produzi para jogos casuais aqui na Techfront. Posteriormente pretendo adicionar novas músicas para mostrar um pouco do meu trabalho em estúdios e gravações.

Muito obrigado a todos pela visita ao blog do sujeito do som, espero que tenham gostado do post e que apreciem as trilhas da playlist. Tenham uma ótima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário