sexta-feira, 13 de maio de 2011

TÉCNICAS DE MICROFONAÇÃO STEREO

Recentemente estive no estúdio de uma amiga e no meio de um bate papo super agradável surgiu o assunto de técnicas de microfonação stereo e foi muito jóia. Simplesmente adoro conversar sobre essas coisas por que sempre é possível se aprender algo novo.

A microfonação stereo permite o registro das posições originais das fontes sonoras no plano left/right junto com a profundidade bem como a ambiência do local onde elas se encontram. Eu não diria que isso aumenta o tom de realismo do som gravado mas sou convicto que o uso da técnica contribui fortemente para o fator imersivo de um áudio cenário.

Existem algumas técnicas para esse tipo de captação dentre as quais eu gostaria de destacar três. Captação "XY", "spaced pair" e "mid side".

A captação XY ou par cruzado é aquela que utiliza dois microfones direcionais idênticos com as cápsulas cruzadas provocando uma sobreposição de seus ângulos de cobertura. Nesse tipo de captação é muito importante estar atento ao ângulo de posicionamento dos microfones.



Segundo um antigo manual da shure que eu tenho em casa, a técnica XY é aplicada corretamente utilizando dois microfones direcionais com diagrama polar do tipo cardióide configurados em um ângulo de 135° entretanto, eu nunca encarei de forma tão cartesiana assim o lance da microfonação. Acredito muito no lance da experimentação, de ir até o instrumento e ouvir as diferentes regiões sonoras, mudar o ângulo dos microfones e inverter a fase de um deles. Tudo isso é muito válido porque produz aprendizado mas sempre utilizando com o máximo de cuidado para não estragar a tomada.

A microfonação do tipo AB ou spaced pair talvez seja a microfonação stereo mais comum e talvez a mais sujeita a problemas de fase como o comb filter. Ela pode utilizar tanto dois microfones cardióides quanto dois microfones omnidirecionais, posicionados paralelamente.

Comb filter nada mais é do que o cancelamento de várias frequências no espectro harmônico de um som no stereo, provocado pela diferença de fase entre os canais ou no caso, dois microfones. É chamado comb (pente) por que é exatamente essa a aparência do espectro harmônico quando visto em um analisador de espectro, com vários sulcos dividindo o range das frequências.

     

A diferença de fase ocorre quando dois microfones captam o som de uma fonte sonora e as distâncias dos microfones em relação a fonte sonora não é equivalente. O ângulo da diferença de fase é análogo à diferença da distancia dos microfones. Em algumas situações, como pude observar em estúdio, é possível até "sintonizar" o efeito de comb filter movendo um dos microfones.

Existem algumas regrinhas básicas que se forem seguidas podem evitar esse efeito. Uma delas está descrita na imagem abaixo que sugere uma relação de três para um na diferença de distância entre os microfones e a fonte sonora.



Existem vários outros recursos no meio digital para solução de problemas de fase mas os deixarei para um outro post falando especificamente sobre o assunto.

A técnica mid side ou MS, como é mais conhecida aqui no Brasil, utiliza dois microfones diferentes, um com diagrama polar do tipo bidirecional e o outro cardióide simples.



Apesar de não ser muito prática, essa é uma das minhas técnicas de microfonação stereo preferidas em função do resultado final, um som de muita clareza e com a presença da ambiência.

Além dessas técnicas apresentadas existem muitas outras, a citar a captação ORTF, NOS, STEREOSONIC e ainda os microfones stereo e binaurais. Todo profissional do áudio deve se empenhar em ter um bom setup de microfones e conhecer as técnicas que envolvem a sua utilização.

É isso aí moçada, mais uma vez gostaria de agradecer a visita de vocês e lhes desejar um bom fim de semana.

2 comentários:

  1. Ola,comprei um par de microfones estereo(behringer C4) e gostaria de saber se é normal que o som de um seja diferente do outro um é mais grave e outro mais agudo mesmo estando com chaveamento na mesma posição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, isso não é normal. Isso fere o princípio de que o sucesso de uma captação XY está apoiado na equivalência dos dois microfones utilizados. É comum que ocorram suaves diferenças de timbre e padrão polar entre microfones de mesmo modelo e é por isso que existem os matched pair, para garantir que essas diferenças sejam as menores possíveis a fim de não comprometer a captação.
      Em duas ocasiões utilizei esse modelo de microfone que vc sitou e eles me pareceram satisfatórios com exceção de uma leve distorção harmônica nos agudos que me incomodou um pouco. Uma característica que observei nos microfones de mais baixo custo é que eles são extremamente sensíveis a alterações climáticas e principalmente a umidade. A minha dica é que primeiro vc faça alguns testes utilizando um ruído rosa e um analisador de espectros para confirmar a sua suspeita. Constatado o problema, retorne a loja que te vendeu o produto e tente trocá-los. Outra dica é manter seus microfones em um lugar seco e arejado com alguns saquinhos de sílica.
      Tenha um bom dia.

      P.S. Desculpe a demora em responder. Teoricamente eu deveria receber notificações de comentário pelo meu e-mail mas não foi o que aconteceu.

      Excluir