quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

THE WILHELM SCREAM - TODO MUNDO JÁ OUVIU

Olá pessoas, é um prazer e uma satisfação poder escrever a vocês novamente. Depois de um tempão sem postar nada resolvi quebrar o silêncio involuntário. Tenho andado muito ocupado por esses últimos meses e só agora no final do ano que encontrei um pequeno espaço de tempo para postar novamente.
Neste post gostaria de falar um pouco sobre o "The Wilhelm Scream", um efeito sonoro que se tornou uma espécie de piada interna entre aqueles que trabalham no ramo de sound design.
O início dessa história data de 1951 nos estúdios da Warner Bros. onde Raoul Walsh dirigia um filme chamado "Distant Drums". Em uma das cenas um personagem do filme era mordido por um aligator e depois arrastado até o fundo do rio. Como já era de costume, o efeito sonoro dessa ação foi gravado depois, no processo de post production. Foram 6 opções de gritos gravados em uma única take das quais a quinta opção foi a escolhida para a cena em questão.

Distant Drums - Warner Bros 1951


Wilhelm Scream

Toda a take foi armazenada na biblioteca de efeitos sonoros da Warner e utilizada posteriormente em diversos outros filmes durante a década de 60. Em 1977, George Lucas recrutou o sound designer Ben Burtt para trabalhar em seu novo filme, "Star Wars Episode IV - A New Hope" (ou originalmente Star Wars). Ben, realizando uma pesquisa nos acervos dos estúdios cinematográficos da época, encontrou o efeito sonoro etiquetado como "Man being eaten by alligator" e resolveu incorporar em uma das cenas do filme de George Lucas. Depois disso Ben adotou o efeito sonoro como uma espécie de assinatura pessoal e é atribuído a ele o batismo do efeito sonoro de "Wilhelm". Com o passar do tempo, outros sound designers também começaram  a utilizar o "Wilhelm Scream" em seus projetos o que acabou se tornando uma piadinha compreendida apenas entre os profissionais da área que conhecem a história.
A lista de filmes que utilizaram oficialmente o efeito sonoro não para de crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário