segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

EQUALIZADORES (PARTE II)

Na primeira parte do post sobre equalizadores, foram apresentados os três principais parâmetros de um equalizador: Frequência, ganho e largura de banda. No post dessa semana gostaria de comentar um pouco sobre as principais interfaces de equalizadores encontradas no mercado hoje em dia e suas aplicações mais comuns.

EQUALIZADOR PARAMÉTRICO

Equalizador Paramétrico


O equalizador paramétrico, encontrado em mixers e pré amplificadores de sinal, é o filtro que oferece maior liberdade de equalização por possuir os três parâmetros (frequência, ganho e Q). Os mixers mais completos vêm com pelo menos três equalizadores paramétricos, cada um oferecendo cobertura a uma faixa de frequências (baixas, médias e altas). A utilização mais comum para esse tipo de equalizador é a timbragem do sinal embora eu já tenha presenciado técnicos utilizando equalizadores paramétricos de channel strips para outras finalidades não tão comuns. Uma coisa que acho bem bacana quando estou utilizando um equalizador desse tipo é a opção de varredura das frequências. Se você por exemplo busca "abrir" o som de um vocal mas não sabe direito que frequência deve incrementar pode simplesmente levantar um pouco o ganho do equalizador e depois fazer uma "varredura" através do botão de frequências até atingir a frequência desejada. Conforme você pega um pouco de pratica em buscar por frequências específicas, o recurso da varredura assume uma outra utilidade, o da experimentação. São aquelas configurações de equalização completamente sem sentido mas que dão ao som uma textura completamente nova e inovadora. É claro que nessas horas a boa técnica, o bom senso e o respeito ao cliente ajudam muito para não se fazer nenhuma besteira.

EQUALIZADOR SEMIPARAMÉTRICO
É comum os fabricantes implementarem um tipo simplificado de equalizador paramétrico omitindo o controle de largura de banda (Q). Nestes equipamentos estaremos sujeitos a duas possibilidades: Na primeira o valor de largura de banda é fixo e baseado nos valores mais comunmente utilizados pelos técnicos para aquela banda de frequência. A segunda possibilidade, diga-se de passagem é bem engenhosa, altera o valor da largura de banda em função do ganho aplicado. A largura de banda é inversamente proporcional ao ganho ou seja, quanto mais ganho o usuário acrescenta menor e mais seletiva se torna a largura de banda.

Galera é isso aí, mais uma vez muito obrigado pela visita e tenham uma ótima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário