terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

THE AMEN BREAK - O PAI DO HIP HOP

Um dia desses eu estava navegando de bobeira e acabei esbarrando em um link que achei simplesmente fantástico, aquele tipo de informação que muda a sua vida (força de expressão).
Era uma vez uma banda de funk sessentista chamada The Winstons que em 1969 gravou um álbum chamado "Color Him Father" o qual lhes rendeu um disco de ouro com mais de um milhão de cópias vendidas. Até aí nenhuma novidade se não fosse por uma música no lado B desse mesmo disco chamada "Amen Brother" que continha um curto solo de bateria executado por G. C. Coleman e que mais tarde se tornaria simplesmente o riff de batera mais sampleado de todos os tempos. Esse trecho de gravação ficou conhecido como "The amen break" e foi utilizado exaustivamente nos primórdios do hip hop sendo apontado como contribuição inestimável para os estilos hip hop, jungle, breakcore e drum and bass.


The amen break

Simplesmente fantástico! O mais interessante é que após pesquisar um pouco a respeito e ouvir a gravação original, me veio à memória um monte de músicas que utilizaram esse sample de batera. Lembrei das horas de estúdio que gastei fazendo experimentos com a batera para chegar em um som semelhante mudando a afinação, mudando o microfone, a posição do microfone, o pirulito do pedal do bumbo etc. A verdade é que a música pop e uma série de outros estilos têm uma dívida eterna com o sr. Coleman e o seu solo de batera.
Obrigado mais uma vez por sua visita e tenham uma ótima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário